A Maçonaria e a Ordem DeMolay

A Maçonaria e a Ordem DeMolay
Bras?DeMolay e Ma?ariaUm estudo feito após a fundação e os primeiros tempos da Ordem DeMolay revelou uma dúvida em alguns Maçons: se a Ordem foi sempre de inspiração Maçônica. Aparentemente esta era a intenção e o fervente desejo do fundador Frank Sherman Land. Desde o início, os líderes Maçons davam assistência ao crescimento e desenvolvimento da nova organização que florescia. Alguns anos mais tarde já era frequente se escutar na Maçonaria Americana que "DeMolay" foi a primeira nova idéia tida pela Maçonaria em 200 anos.
 
Durante os 87 anos de história da Ordem DeMolay, a instituição e seus líderes foram muito cuidadosos para não apresentarem a Ordem DeMolay como Organização Maçônica Juvenil, mais sim uma organização sob o patrocínio da Maçonaria, apesar do público em geral identificá-la como tal, e muitos dirigentes da Maçonaria referirem-se à Ordem como o futuro da Maçonaria. Porém um DeMolay não se tornará necessariamente um Maçom no futuro, apesar de poder se considerar este um caminho natural para aqueles que demonstraram viver conforme os princípios da Ordem DeMolay.
 
Desde o início os membros da Ordem DeMolay eram recrutados entre os filhos de Maçons e seus amigos. Somente Maçons podem servir como Consultores nos vários Capítulos e somente organizações Maçônicas podem patrocinar Capítulos da Ordem DeMolay. Cada Capítulo DeMolay deve ser patrocinado por um grupo reconhecido de Maçons. Pode ser uma Loja Simbólica, um corpo Filosófico etc., ou mesmo um Clube ou outro grupo maçônico similar. Pode ser mesmo um grupo de Maçons que se reuniram para esse propósito principal.
 
O patrocínio Maçônico permite aos Capítulos DeMolay, utilizarem-se os prédios e Templos Maçônicos para suas atividades, além de contarem com a consagrada liderança dos Maçons. A supervisão imediata de cada Capítulo DeMolay está nas mãos de um "Conselho Consultivo", sendo este Conselho composto de Maçons interessados e dedicados. Então um de seus membros é nomeado como Conselheiro do Capítulo sendo o principal consultor para os membros do Capítulo.
 
Este "Conselheiro do Capítulo" é um amigo fiel para o qual cada Membro de um capítulo pode olhar como sendo uma pessoa de absoluta confiança e a quem pode levar seus problemas certo de ser compreendido.
Comentar
0 comentário(s)