Origens da Ordem DeMolay

Origens da Ordem DeMolay
Bras?da Ordem DeMolayComo dizia Frank Shermann Land, o Fundador da Ordem DeMolay: "The beginning that is importan!" - O Começo que é importante! - Com Efeito, tudo começou no início do ano 1919, quando Frank Shermann Land conheceu o jovem órfão Louis Gordon Lower.
 
O pai deste jovem, Elmer Lower, recém-iniciado na Maçonaria, havia falecido em um acidente de caçada há um ano. O jovem carecia de ajuda e apoio moral diante do acontecido recorreu a Frank Shermann Land à procura de uma palavra amiga. Frank Shermann Land, que no momento contava com 20 anos de idade, era diretor do Departamento de Serviço Social do Rito Escocês em Kansas City, Missouri, EUA, e havia sido grande amigo do pai do jovem Louis Lower. Frank Shermann Land conseguiu-lhe então um emprego e passou a assumir a figura paterna para o rapaz, auxiliando-o em suas dificuldades.
 
A partir da convivência com Louis, Frank Shermann Land concluiu que outros jovens também deveriam estar desejosos de atenção paternal, independente de terem ou não pai vivo, pois os problemas do jovem Louis eram comuns a qualquer rapaz, visto que a adolescência é uma fase da vida de grandes conquistas e descobertas. Land então resolveu por em prática um grande sonho seu: orientar crianças e adolescentes sobre os princípios de uma vida correta. Estavam aí os objetivos imediatos que guiaram a fundação da Ordem DeMolay. Para que a idéia se concretizasse, Frank Shermann Land viu a necessidade da criação de uma organização juvenil, que guiasse os jovens para que no futuro pudessem ser melhores cidadãos, algo que nenhum outro grupo existente oferecia. Frank Shermann Land teve então a idéia de formar uma espécie de clube para auxiliar jovens como Louis em seus problemas, com o objetivo de que os jovens pudessem ser melhores cidadãos no futuro, em todos os aspectos possíveis.
 
Frank Shermann Land pediu a Lower que o ajudasse a formar este clube para rapazes, e logo o jovem chamou oito de seus amigos para formarem o clube. No primeiro encontro, os nove jovens e aquele homem com seus 28 anos de idade, realizaram a primeira reunião, no Templo do Rito Escocês, para organizar esta fraternidade juvenil. Estes nove rapazes, que estudavam na mesma escola e que tinham entre 16 e 18 anos, convidaram então 24 de seus amigos para que se juntassem ao grupo em suas próximas reuniões.
 
Em 18 de março de 1919, os nove jovens, já acompanhados de seus 20 amigos, reuniram-se novamente no Templo Maçônico. A idéia de uma organização que fosse tanto educacional quanto inspiracional era bem aceita pelos jovens. A questão agora era descobrir como denominar esta organização. Frank Shermann Land começou expondo nomes famosos da História, mas nenhum deles particularmente despertou interesse dos jovens. Sugeriu-se que adotassem o nome de algum vulto maçônico, pois deste modo, esta organização ficaria ligada ao patrocínio maçônico. Frank Shermann Land então mencionou a figura de Jacques DeMolay, a qual imediatamente cativou cada uma das jovens mentes, principalmente quando tomaram conhecimento da maneira trágica como sucumbiu o último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, ao morrer queimado na fogueira em 1314, em Paris, França. Então unanimemente escolheu-se como patrono da organização o nome de Jacques DeMolay, um mártir da lealdade e da tolerância. Neste dia, 18 de março de 1919, a Ordem DeMolay era formalmente formada, realizando-se a primeira reunião oficial, com o número inicial de 33 jovens. Surpresa maior foi quando Frank Shermann Land tomou conhecimento que a 18 de março de 1314 havia se dado à morte de Jacques DeMolay.
 
Na segunda reunião Louis Lower foi o primeiro a ser iniciado, seguido de cada um de seus companheiros, prestando juramento sobre a Bíblia ofertada a Frank Shermann Land quando adolescente, em razão de méritos alcançados. Na terceira reunião uma proposta foi feita, a qual poderia evitar o futuro crescimento da Ordem DeMolay. Um dos rapazes propôs que o número de membros fosse limitado a apenas 75 jovens. Porém, Frank Shermann Land advertiu-os de quanto egoístas estariam sendo, pois se a Ordem podia se boa para eles, ela poderia também ser boa para outros jovens que ainda não conheciam a Ordem DeMolay.
 
Após as explicações de Frank Land estabeleceu-se o consenso de que não seria estabelecido número máximo de membros na Ordem. Isto serviu como um trampolim para o crescimento da Ordem, pois em menos de um ano, o Capítulo Mãe do Mundo, capítulo máter da Ordem DeMolay em Kansas City, atingia o número de 2mil membros. Alguns meses após a fundação da Ordem DeMolay, Frank Shermann Land percebeu a necessidade de um Ritual e então pediu ao Maçom responsável pelo Setor Educacional de Kansas City, e Editor-Chefe do “Kansas City Journal”, Frank Arthur Marshall, para que escrevesse um ritual para a ordem juvenil que estava nascendo.
 
A tradição dos antigos Cavaleiros Templários da Idade Média foi trazida ao nosso século pelas mãos firmes da Maçonaria, e o ritual deveria tornar-se a pedra angular da Ordem DeMolay. Juntos eles escreveram o Ritual da Ordem DeMolay, baseado nesta tradição. O Ritual, que possui dois graus, segue os preceitos da Maçonaria e gira em torno de um Altar DeMolay, onde repousa a preceitos da Bíblia e o jovem DeMolay se compromete em ser melhor filho e homem; honrar seus pais; amar e servir a Deus; a seu País e a todos os homens de bem; proteger as escolas públicas; não difamar ninguém e respeitar as opiniões dos outros. O Ritual foi utilizado pela primeira vez em setembro de 1919, tendo permanecido imutável em sua essência filosófica, tornando-se cada vez mais eficiente com o passar dos anos. Em 1921, Frank Shermann Land percebeu que devia dedicar-se em tempo integral ao seu projeto ou abandona-lo. Frank Shermann Land então se tornou Secretário Geral da Ordem DeMolay, cargo que ocupou até a data de sua morte, em 8 de novembro de 1959.
 
Em poucos anos depois da formada a Ordem DeMolay, a fama e a popularidade da organização se espalharam por todo os Estados Unidos, e os “Times de Iniciação” do Capítulo-Mãe logo estavam viajando por todas as partes do EUA, iniciando novas classes de DeMolays em outras cidades e estados. Devendo ser restrito a Organizações Maçônicas, o patrocínio dos Capítulos DeMolay já era uma realidade para a Maçonaria norte-americana. Porém também ficava decidido que a Ordem DeMolay não seria diretamente subordinada, em seu governo, a nenhuma potência maçônica, de maneira que todas as Lojas Maçônicas pudessem trabalhar e investir, igualitariamente, no preparo dos jovens. Depois de dois anos de fundação da Ordem, por motivo da sua grande expansão, Frank Shermann Land imaginou a formação de algum tipo de Sede Central. Então um grupo de conceituados Maçons formou um Conselho Deliberativo, que hoje é conhecido como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay. Dentro de doze anos havia cerca de mil Capítulos pelo mundo e cerca de 100mil DeMolays. Durante a época de depressão americana, a Ordem passou por um período difícil, porém recuperou suas forças rapidamente. Em 1969, a Ordem DeMolay completou seu qüinquagésimo aniversário e se pôde olhar para trás e constatar a iniciação de um milhão de jovens. Não estava nos sonhos de Frank Shermann Land que o movimento por ele criado atingiria com tanta eficácia e rapidez tamanho número de jovens.
 
Na festa do cinqüentenário foi dado um passo decisivo para a expansão solidificação da Ordem DeMolay no mundo. Naquela data foi assinada a “Declaração de Princípios e Reconhecimento da Maçonaria Norte-Americana à Ordem DeMolay”, onde assinaram todos os Grão-Mestres das Grandes Lojas Norte-Americanas, o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Mãe do Mundo do Rito Escocês Antigo e Aceito, diversas autoridades maçônicas representativas dos altos escalões da Maçonaria mais forte do mundo; e a Grande Loja da Inglaterra (Grande Loja Mãe do Mundo), abrindo suas portas através da Ordem Real da Escócia.
 
Como primeira das atividades concretas da Ordem, fica o conhecimento de que mais de 3 milhões e meio de jovens já se ajoelharam perante os altares da Ordem DeMolay em todo o mundo e que atualmente, existem mais de 170mil jovens ativos, com mais de 1200 Capítulos sob o patrocínio de Grandes Lojas, Grandes Orientes, Supremos Conselhos, Lojas Simbólicas, Corpos Filosóficos e agrupamentos de Maçons, e que diversos Seniores DeMolay, como Walt Disney e Bill Clinton, tornaram-se homens de destaque no mundo.
Comentar
0 comentário(s)