O Grande Conselho

O Grande Conselho
Selo do GCE-RSO Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul – GCE-RS é o órgão responsável pela administração e expansão da Ordem DeMolay no Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando sob os auspícios Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB e do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay (DeMolay International) .
 
O Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul – GCE-RS é uma instituição sem fins lucrativos constituída pelas Organizações Afiliadas DeMolay deste Estado, fundado em 18 de julho de 2004, na Cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, e instalado no dia 31 de janeiro de 2005, por meio de Carta Constitutiva, emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, com sede na Cidade de Brasilia, Distrito Federal, Brasil.
 
O GCE-RS foi o primeiro Grande Conselho a ser fundado e filiado ao SCODRFB tendo recebido a numeração 01 do Brasil. Sua fundação ocorreu durante o II Congresso Regional da Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul em espaço cedido para realização da Assembléia Extraordinária do Gabinete Estadual convocada para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotas (rompimento do tratado com o SCODB) pelo Supremo Conselho Internacional (DeMolay International) diante da ingerência administrativa da Ordem DeMolay em território brasileiro e sobre a Reunião realizada no dia 09 de julho de 2004 com os Grãos-Mestres das Obediências Maçônicas de nosso Estado (GLMERS, GORGS, GOB-RS) que se faziam favoráveis pela regularidade (SCODRFB).
 
Por maioria simples de votos de Mestres Conselheiros e DeMolays representantes de seus Capítulos, a Ordem DeMolay do Estado do Rio Grande do Sul se faz favorável em aderir a nova Estrutura Administrativa do SCODRFB.
 
Como Coordenador Estadual para a implantação desta nova Estrutura Administrativa é eleito através da indicação do Gabinete Estadual o Tio Márcio Homem, membro do Conselho Consultivo do Capítulo Fênix II nº465, sendo seu nome sugerido pelo fato de não se tratar de uma figura já forjada nos métodos da antiga administração da Ordem DeMolay e com a proposta de não reeleição para o cargo.
 
Em setembro de 2004 durante realização do XV Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay na Cidade de Tramandaí, novamente é referendado o apoio ao GCE-RS e o SCODRFB que se confirma com o apoio de 72,22% dos 18 Capítulos presentes ao Encontro de Lideranças.
 
Pouco mais de um ano depois em outubro de 2005, durante a realização do XVI Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay na Cidade de Pelotas, ja com o GCE-RS instalado, é finalmente eleita e empossada a primeira Diretoria Executiva do GCE-RS sendo todos estes além de Maçons conforme exigência de nosso Estatuto, Sêniores DeMolays apaixonados por nossa Ordem.

A Cerimônia de Investidura e Posse contou com a presença do então Grande Mestre Nacional Sandro Romero (primeiro Sênior DeMolay a ser eleito Grande Mestre da Ordem DeMolay Brasileira).
 
Grande Conselho Estadual nº 01 da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul
 
Endereço:
Rua Comendador Azevedo, 444 - Floresta
CEP 90220-150 - Porto Alegre/RS

Carta Constitutiva do GCE-RS Carta Constitutiva do SCODRFB
Carta Constitutiva
do GCE-RS
Carta Constitutiva
do SCODRFB

Comentar
0 comentário(s)